sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Abertas inscrições para curso de especialização em fotografia
Linguagem visual, desenvolvimento histórico e significados sócioantropológicos da Fotografia, vertentes expressivas e campos atuais de aplicação profissional e acadêmica, são apenas alguns dos temas abordados pelo curso.
Graduados em Comunicação Social, Arquitetura, Educação Artística, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Desenho Industrial, Museologia, História, Geografia, Letras e áreas afins, que tenham interesse na Fotografia como técnica de pesquisa, documentação e como forma de expressão estética, podem participar do curso de pós-graduação latu senso.
Formado por 10 disciplinas, dentre elas, Fotografia e História, Fotografia, Cinema e Vídeo Documentário e Fotografia e Comunicação, o curso tem a duração de 12 meses e mais 6 meses para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A especialização terá início em janeiro de 2010. Os interessados já podem efetuar suas inscrições no Ceepe, localizado no 1º piso da Faculdade São Luís (Rua Grande, 1455, Diamante). Os documentos necessários para efetuar a inscrição são: cópia do Diploma de Nível Superior ou Declaração de Carga Horária do Curso; duas fotos 3x4; Curriculum Vitae atualizado; cópia da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.
Vale ressalvar que as aulas ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h10, e sábado de 8h às 13h, quinzenalmente. Outras informações pelos telefones (98) 3214-6451 ou (98) 3214-6479, no horário de 14h às 22h.
Com informações da Ascom/Faculdade São Luís.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
NÓS NA TELA
Estão abertas até 3 de novembro as inscrições para o Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais Inéditas de Curta Metragem, nos Gêneros Documentário ou Telerreportagem, sobre o tema “Cultura e Transformação Social” - NÓS NA TELA.
São contemplados 20 projetos com o valor de R$ 30 mil cada um. Os filmes devem ter 15minutos de duração. Os proponentes devem ser pessoas físicas , com idades entre 17 (dezessete) e 29 (vinte e nove) anos, com comprovação de ser integrante ou egresso de projetos sociais que desenvolvam atividades de formação para realização de obras audiovisuais e que se apresente como diretor ou diretor e roteirista.
Os curtas-metragens, depois de finalizados, serão exibidos dentro da série televisiva NÓS NA TELA, composta por 20 programas de 25 minutos cada um. A série ganha apresentação a partir de agosto de 2010 nas emissoras ligadas à Associação Brasileira de Canais Comunitários – ABCCom e em outros canais do sistemas público e estatal de radiodifusão.
A íntegra do edital encontra-se no site do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br e no blog do NÓS NA TELA www.culturadigital.br/nosnatela.
Mais informações podem ser obtidas através do nosnatela@cinemateca.org.br ou do telefone (11) 5084.3252.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Agenda ImaginautasVozesdeMestres
Workshop Imaginauta
Acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na Alliance Française, das 16h às 18h,
o Workshop Imaginauta, ministrado pelo imaginauta Ghustavo Thávora. No dia 28 agosto, às 19h, acontece a Mostra Imagens da Cultura Popular.
Informações: ghugatavora@gmail.com
Happening Hours Casa das Artes
Mostra Coletiva de Artes, na Casa das Artes- atelier de Ana Borges e Josélio, na rua Sto Antônio, do lado da sede do PT (nas redondezas da fonte do Ribeirão).
Quando? Dia 27 agosto às 20h.
O quê? Mostra colaborativa de artes, Var_All de fotos, poesias e muito mais.
Happening Hours Laborarte
Dia 29 Happening Hours_ Imagens&Vozes_ No Laborarte.
Mostra da produção ImaginautasVozesdeMestres da Alliance Française.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Vamos comemorar!!!
As atividades começarão às 16h com a palestra de Carlos Eduardo Cordeiro sobre “Conservação e Restauração de arquivos fotográficos”; em seguida, às 17h, palestra de Márcio Vasconcelos sobre seu trabalho fotográfico “Zeladores de Voduns e outras entidades”, realizado no Maranhão e no Benin. Também serão expostos trabalhos de fotógrafos do NUPPI como André Lucap, Bruno Soares, Carolina Libério, Carolina Pitanga, Christian Delon, Jane Maciel, Ramúsyo Brasil.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Cursos de cinema gratuitos
O Maranhão na Tela, projeto sócio-cultural de fomento à produção audiovisual maranhense, realizará cursos de cinema gratuitos, entre os dias 17 e 28 de agosto. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para os cursos de gestão da produção e linguagem cinematográfica, que serão realizados no auditório do SEBRAE Jaracaty.
O curso de gestão da produção, que acontecerá de 17 a 21 de agosto, vai contar com uma abordagem bastante completa dos temas de leis de incentivo fiscal, formatação de projetos, captação de recursos e prestação de contas, e será ministrado por Antônio Leal, diretor do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e professor de Formação Executiva em Cinema e TV, da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Segundo o professor, “a idéia é permitir que os inscritos consigam viabilizar e gerir projetos de cinema e TV através das leis de incentivo fiscais, com foco na Lei Rouanet”.
Já na segunda semana de curso, de 24 a 28 de agosto, o tema será a linguagem cinematográfica e suas múltiplas possibilidades de abordagem. O curso será ministrado por Maria Camargo, roteirista de cinema e televisão e professora de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atuando como roteirista desde 2008, seu currículo conta com a roteirização de programas como “Sitio do Pica-Pau amarelo” e “Por Toda Minha Vida”, da Rede Globo, entre outros. O tema é bastante rico e complementar ao conteúdo abordado na primeira semana de curso, já que para viabilizar um projeto, além das etapas relacionadas à produção, é fundamental o domínio da linguagem audiovisual.
SOBRE OS PROFESSORES:
domingo, 21 de junho de 2009
Domingo de Sol e Filmagens
domingo, 7 de junho de 2009
Prêmio Porto Seguro Fotografia
- Este ano o Prêmio tem como tema A fotografia e o tempo, recolocando em cena a relação ambígua entre o tempo e a fotografia, abrindo a possibilidade para que os mais diversos segmentos possam colaborar na ampliação deste debate.
Ver regulamento completo
Categorias
Nesta edição os interessados podem se inscrever uma vez em cada uma das 3 categorias.
Ficha de inscrição
Mais informações em :http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/corporacao-porto-seguro/projetos-institucionais/premio-fotografia.html?gclid=CIfMxZ__9poCFQVxFQodEAfFdA
Postado por Jane Maciel
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Acervos Fotográficos On-Line
Neste mesmo perfil, também se encontram as assustadoras fotos da obra francesa 'Mecanismos da Fisionomia Humana'. As fotos da obra de Darwin são interessantes, até 'bonitinhas'. As de 'Mecanismos da Fisionomia Humana' trazem a tona porém a instrumentalização da fotografia no seu pior papel: instrumentalizando o corpo humano a serviço das novas ciências de controle e biopoder, conforme estas são descritas por Foucault. As fotos aliás poderiam ilustrar qualquer obra deste autor como exemplo das imposições científicas aos corpos humanos - até porque, olhando as fotos, não é possível deixar de imaginar quem eram essas pessoas.... e acho que uma aposta certa seria a de que se tratam de pacientes de instituições psiquiatras e talvez, no caso das crianças, de orfãos.
Pra voltar ao clima mais descontraído, nesse mesmo perfil também podemos encontrar fotos das primeiras kodak inventadas em 1888 por Georg Eastman - as fotos são no formato oval ao invés de serem quadradas.... e também algumas fotos com 'espíritos'.... A lenda continua até hoje (eu mesma tenho uma foto meio sei lá.... e já vi algumas de amigos também) mas foi uma discussão muito forte no início do século XIX se energias espirituais poderiam ou não ser captadas na foto - na verdade, atribui-se a câmera a capacidade de olhar coisas que não podemos - o que vem a se confirmar com o raio-x por exemplo. As fotos de espírito disponível no perfil do National Media Museum são um dos primeiros exemplos de manipulação fotográfica. Tiradas por um médium chamado William Hope, essas fotografias tornaram-se famosas após a I Guerra Mundial. Hope foi exposto como charlatão diversas vezes, mas contava com o apoio de gente importante como por exemplo Sir Artur Conan Doyle, é esse mesmo do Sherlock Holmes.... a manipulação fotográfica na época, pode-se perceber, não era afinal tão elementar assim meu caro Watson.
Então, por um passeio no fotografia do século XIX: http://www.flickr.com/commons
Para as fotos específicas que coloquei aqui: http://www.flickr.com/photos/nationalmediamuseum/
O único comentário que resta fazer é que seria muito bom que os museus brasileiros embarcassem na iniciativa.... não precisava ser no flickr.... mas a disponibilização de conteúdos on-line, ainda mais de imagens, certamente não só ajudaria em pesquisas sobre a visibilidade na fotografia brasileira em seus primórdios, mas seria um adendo ao imaginário nacional - você vê fotos assim e não tem jeito.... logo se pensa na história e suas estórias...
PS: Ah, ia esquecendo de dizer... no perfil da Biblioteca do Congresso Americano estão as fotos tiradas por Dorothea Lange e outros fotógrafos para o FSA (Farm Security Administration). Se você ja leu o 'Sobre a Fotografia' da Sontag, eu tenho certeza que você sabe do que estou falando...
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Grupo de Estudos sobre Cinema
O professor Flavio Reis, do departamento de Ciência Sociais, está montando um grupo de estudos sobre Cinema. As reuniões acontecem nas sextas, às 17 horas, em 15 e 15 dias. Na sexta que vem (dia 15) o ponto de encontro vai ser na Lanchonete do CCH, no horário de encontro às 17 horas.
Quem estiver interessado, os textos já estão na xerox de Sociologia, no CCH.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Grupo de estudo de Fotografia- NUPPI
TEXTOS: Filosofia da Caixa preta e Universo das Imagens Técnicas,
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Fotos nuas, cruas e deliciosas
Ryan McGinley em 2003, aos 24 anos, foi o fotógrafo mais jovem a ter uma exposição solo no Whitney Museum of Art. Fiquei em dúvida qual foto postar aqui, afinal todas são muito lindas.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Seminário vai discutir atividade cineclubista em São Luís
Organizado pela ONG Cineclube Tela Brasilis, do Rio de Janeiro, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, o evento está sendo realizado em todos os estados brasileiros. O seminário surge também para estimular a formação de uma rede local, que inclua cineclubes e parceiros na realização de ações voltadas para formação, produção e difusão do audiovisual no estado.
domingo, 26 de abril de 2009
Parabéns ao Domingos!
Assista o vídeo aqui
quarta-feira, 22 de abril de 2009
II Maranhão Vídeo de Bolso começa hoje em São Luís
As produções têm duração de no máximo três minutos, feitos em câmera de celular, máquina digital ou webcam. Para maiores informações, acesse o site www. festivalguarnice.com.br ou através dos telefones (98) 3231-2887 ou (98) 3232-3901.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Editais, festivais, prêmios
Até 6 de maio
Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo, organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/
DOCTV CPLP
Até 21 de maio
Serão abertas, nesta segunda-feira (6), as inscrições para o Primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - DOCTV CPLP. O lançamento oficial será realizado nesta quinta-feira, dia 2, às 10h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, São Paulo), dentro da programação do 14º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Para participar do concurso, o autor do projeto deverá possuir nacionalidade relacionada ao país da candidatura e efetivar a inscrição online, até 21 de maio de 2009, no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal: www.ica-ip.pt. Cada país irá contemplar um projeto vencedor com um contrato de financiamento no valor de € 50 mil. O tema do concurso é livre. Outras informações: www.cultura.gov.br/
COMUNICURTAS
Até 26 de junho
Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições de vídeos para a quarta edição do Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande, que acontece de 24 a 28 de agosto. Este ano, o evento homenageará a atriz paraibana Marcélia Cartaxo. Além das mostras competitivas de curtas-metragens, o festival contemplará reportagens de televisão, com a Mostra Tropeiros de Telejornalismo, e peças publicitárias na mostra A Ideia é... voltadas à produções paraibanas. Foi criada ainda, para vídeos de um minuto, produzidos em qualquer formato, a mostra Estalo, direcionada a diretores e produções campinenses. Para participar o interessado deve preencher a ficha disponível na página do Comunicurtas www.comunicurtas.com.br e enviá-la até o dia 26 de junho, por sedex, juntamente com uma cópia do vídeo para o endereço: Departamento de Comunicação Social da UEPB, Rua Pedro I, S/N - bairro São José - CEP 58.107-615 - Campina Grande – PB. A postagem deve ser enviada aos cuidados de André da Costa Pinto. Maiores informações: comunicurtasprogramacao@gmail.com./
domingo, 12 de abril de 2009
Onde Judas perdeu as botas?
Estamos filmando desde antes de ontem, com ênfase para o trabalho de ontem realizado no Laborarte, que faz a malhação desde 1984. Este ano, o Judas escolhido foi o relator do TSE, Eros Grau.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Inscrições para oficinas do 2º Vídeobolso
A oficina “Interpretação para Vídeos de Baixa Resolução” vai ser ministrada pela atriz e diretora Aily Arnaud no dia 22, a partir das 14h. No dia seguinte, às 8h, o professor do Departamento de Artes da UFMA e cineasta, Murilo Santos, ministra a oficina “Evolução da Tecnologia Digital”.
Para participar dessas atividades e do júri popular, os interessados podem se inscrever até o dia 17 de abril, na sede do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), situado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro), no horário das 8h às 12h e das 14h às 20h.
O Festival Regional de Vídeo de Bolso promove, desde o ano passado, filmes produzidos a partir de equipamentos acessíveis à população em geral, com temática livre e oportunidade de experimentação. Aos três primeiros colocados no julgamento técnico serão conferidos os troféus e prêmios de R$ 1.000,00; R$ 700,00; e R$ 500,00 aos 1º, 2º e 3º colocados, respectivamente, além de Certificado de Participação. Será feita ainda uma consulta popular junto ao público. O trabalho que obtiver o maior índice de votação receberá prêmio no valor de R$ 500,00.
Informações pelos telefones: (98) 3232- 3901 e 3221- 0756.
Fonte: Izabel Almeida/ Ascom UFMA
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Body Art de Kim Joon
Apesar do seu estilo denunciar um cunho vincadamente oriental, Joon não se limita aos costumeiros dragões e serpentes. Ao invés, qualquer material lhe serve como padrão pictórico, sejam motivos florais, logótipos de marcas comerciais ou comics do Superman, cujo potencial gráfico é enorme e é inteligentemente explorado pelo artista.
Veja mais fotos aqui.
A Body Art é uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão. Foi na década de 1960 que essa forma de arte se popularizou e se espalhou pelo mundo. Há casos em que a body art assume o papel de ritual ou apresentação pública, apresentando, portanto, ligações com o Happening e a Performance. Outras vezes, sua comunicação com o público se dá através de documentação, por meio de vídeos ou fotografia.
Suas origens encontram referências no início do séc.I na premissa de Marcel Duchamp em que "tudo pode ser usado como uma obra de arte", inclusive o corpo. Além de Duchamp, podem ser considerados precursores da body art o francês Yves Klein, que usava corpos femininos como "pincéis vivos", do americano Vito Acconci e do italiano Piero Manzoni.
___________________
Postado por Jane Maciel
terça-feira, 31 de março de 2009
VAR.ALL FOTOGRÁFICO
Mostra Coletiva de Artes movimenta São Luís
A Mostra Coletiva de Artes acontece hoje no Laborarte e tem a entrada franca. A partir das 19h, o público poderá apreciar as obras expostas, curtir a interação entre público e artistas e também participar da exposição “VAR.ALL Fotográfico, instalação coletiva”.
A dinâmica é simples: um varal servirá de base para que fotógrafos coloquem suas obras lado a lado. Para participar, o ‘expositor’ potencial precisa levar uma fotografia impressa com tema e tamanho “livres”. Além, é claro, de um pregador, que servirá de base para sustentação do "olhar" a ser compartilhado.
Além da instalação coletiva a ser executada, a mostra conta com artistas convidados, exibição de audiovisual, música e participação grupos que pernambucanos, como Lomundo, Ponto de VIsta e Canal 03. Vale conferir e participar!
É bom lembrar que a 'vibe' do encontro é de happening (hours): DJ 'pirando', pessoas circulando e a arte acontecendo. Apresentações de teatro, poesia, dança e/ou performances serão bem recebidas durante o evento.
SERVIÇO:
O quê? Mostra Coletiva de Artes
Onde? No Laborarte, no Centro da Ilha
Quando? dia 31 de março, a partir das 19h
Quanto? Entrada franca
por Diogo Azoubel
domingo, 29 de março de 2009
Inscrições para o 32º Festival Guarnicê de Cinema começam dia 30 de março
O regulamento completo com os concursos de filmes e vídeos, comerciais, 1 minuto, reportagens, e videoclipes estará disponível no site do Guarnicê a partir do dia 30 de março. Outras informações: (98) 32312887 e 3232 3901.
sábado, 28 de março de 2009
Ribamar Alves foi a grande figura do I Ciclo de Debates Fotografia e Memória. Autor da imagem que compunha o material de divulgação do evento, Alves dividiu a exposição de algumas reproduções de suas fotografias com as imagens produzidas por Gaudêncio Cunha na São Luís de 1908.
Seu Ribamar, como era carinhosamente chamado pelos participantes do Ciclo, esteve por lá durante os três dias em que debateu-se Fotografia e Memória no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho do fotógrafo maranhense diferencia-se pela fineza artística atingida pelos métodos especiais de revelação de negativos; aproximando ciência, fotografia e artes plásticas em trabalhos premiados mundo a fora.
sexta-feira, 27 de março de 2009
SAI ROUANET, ENTRA PROFIC
terça-feira, 24 de março de 2009
Como surgiu o "Olho de Peixe"
Nós havíamos feito juntas a cadeira de Fotojornalismo, na qual eu, e acredito que ela também, usamos pela primeira vez uma câmera reflex. Depois disso, nós conseguimos uma vez as câmeras do curso para fazer uma reportagem sobre o Mercado das Tulhas, para uma disciplina de redação em jornalismo. Depois, nunca mais. Laboratório de Fotografia não existia, como ainda não existe até hoje.
Amadurecendo a idéia, pensamos em formar um Núcleo de Pesquisa de Fotografia. Ramúsyo Brasil estava como professor substituto na disciplina de Fotografia e Iluminação e Francisco Gonçalves na coordenação do curso. Assim, foi proposto por Chico de montar um núcleo que trabalhasse a pesquisa aplicada em imagem dentro do curso. Era o embrião do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem “Olho de Peixe”. Olho de Peixe porque é a maior grande angular que existe, que ao mesmo tempo amplia e distorce.
Em agosto de 2008 puxamos a comemoração do Dia Mundial da Fotografia e envolvemos mais e mais pessoas: André Lucap, Carolina Mello, Marcos Aranha, Bruno Barata e várias outras. O segundo semestre do ano passado foi marcado por reuniões na para escrever o projeto. Juntaram-se ao grupo professores do Instituto Federal (ex Cefet), Almir Valente e Denise Bogéa, o professor visitante Christian Delon, os professores Adalberto Rizzo, Junerlei Moraes e mais estudantes, inclusive da especialização em Comunicação e Cultura.
No final do ano passado apresentamos o projeto e regimento em assembléia para o curso, que foram aprovados posteriormente em Assembléia Departamental em janeiro desse ano. Enfim, agora estamos institucionalizados e com equipe escolhida pelo grupo:
Coordenador Geral: prof. Ramúsyo Brasil
Coordenador Editorial: prof. Junerlei Moraes
Coordenador de Projetos: prof. Christian Delon
Secretaria Executiva: Jane Maciel
O Olho de Peixe está no seu início e quem quiser fazer parte dele, basta entrar em contato por email (janmaciel@hotmail.com), fazer cadastro na lista de discussão em http://groups.google.com.br/group/nuppi?hl=pt-BR, ou ainda entrar na comunidade do Orkut (Núcleo de Imagem Olho de Peixe). As reuniões presenciais acontecem periodicamente em intervalos quinzenais informadas pela lista.
Jane Maciel
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Apresentação do Núcleo
O Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagens – NUPPI - agrega em sua fase inicial um grupo formado por professores e alunos interessados em pesquisa e produção na área da imagem, em especial nas imagens técnicas enquanto formadoras do campo semântico das sociedades modernas. O núcleo propõe-se a oferecer suporte ao desenvolvimento de produtos visuais e audiovisuais que atendam às demandas de formação profissional e acadêmica e à produção de conhecimento sobre as novas tecnologias.
De caráter interdisciplinar, o núcleo possibilita a interatividade entre professores e alunos da UFMA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e outras instituições, além de buscar ser uma ponte entre profissionais e pesquisadores da área de imagem.
Em sua formação básica o NUPPI - Olho de Peixe contempla três linhas de pesquisa, enumeradas a seguir:
Estudos da produção e recepção fotográfica;
Documentário em audiovisual e mediações sociais;
Estudos da estética da imagem e produções de poéticas contemporâneas.
As ações do NUPPI no atual momento já abarcam realização de oficinas, produção de conteúdos teóricos como artigos e monografias, implementação de projetos e auxílio à produção de registros visuais e audiovisuais. Exemplos de tais iniciativas são o projeto 'Vídeo-comunidade na escola', aprovado através do Instituto Federal e a oficina ministrada pelo NUPPI de 'Fotografia, realidade social e intervenção urbana', realizada durante o Laboratório Internacional de Mídias Livres.
Saiba mais sobre os projetos do NUPPI em nossas próximas postagens e sinta-se bem-vindo!
Carolina Libério
_____
Faça o download do Projeto do Núcleo na íntegra aqui.