terça-feira, 24 de março de 2009

Como surgiu o "Olho de Peixe"


Em 2007, das muitas conversas sobre fotografia com Carolina Libério, numa surgiu a idéia de se fazer um grupo de estudo sobre essa temática. Na época, estávamos começando a fotografar com mais frequência e discutíamos sobre o estudo continuado dessa área dentro do curso de Comunicação Social da UFMA.

Nós havíamos feito juntas a cadeira de Fotojornalismo, na qual eu, e acredito que ela também, usamos pela primeira vez uma câmera reflex. Depois disso, nós conseguimos uma vez as câmeras do curso para fazer uma reportagem sobre o Mercado das Tulhas, para uma disciplina de redação em jornalismo. Depois, nunca mais. Laboratório de Fotografia não existia, como ainda não existe até hoje.

Amadurecendo a idéia, pensamos em formar um Núcleo de Pesquisa de Fotografia. Ramúsyo Brasil estava como professor substituto na disciplina de Fotografia e Iluminação e Francisco Gonçalves na coordenação do curso. Assim, foi proposto por Chico de montar um núcleo que trabalhasse a pesquisa aplicada em imagem dentro do curso. Era o embrião do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem “Olho de Peixe”. Olho de Peixe porque é a maior grande angular que existe, que ao mesmo tempo amplia e distorce.

Em agosto de 2008 puxamos a comemoração do Dia Mundial da Fotografia e envolvemos mais e mais pessoas: André Lucap, Carolina Mello, Marcos Aranha, Bruno Barata e várias outras. O segundo semestre do ano passado foi marcado por reuniões na para escrever o projeto. Juntaram-se ao grupo professores do Instituto Federal (ex Cefet), Almir Valente e Denise Bogéa, o professor visitante Christian Delon, os professores Adalberto Rizzo, Junerlei Moraes e mais estudantes, inclusive da especialização em Comunicação e Cultura.

No final do ano passado apresentamos o projeto e regimento em assembléia para o curso, que foram aprovados posteriormente em Assembléia Departamental em janeiro desse ano. Enfim, agora estamos institucionalizados e com equipe escolhida pelo grupo:

Coordenador Geral: prof. Ramúsyo Brasil
Coordenador Editorial: prof. Junerlei Moraes
Coordenador de Projetos: prof. Christian Delon
Secretaria Executiva: Jane Maciel

O Olho de Peixe está no seu início e quem quiser fazer parte dele, basta entrar em contato por email (janmaciel@hotmail.com), fazer cadastro na lista de discussão em http://groups.google.com.br/group/nuppi?hl=pt-BR, ou ainda entrar na comunidade do Orkut (Núcleo de Imagem Olho de Peixe). As reuniões presenciais acontecem periodicamente em intervalos quinzenais informadas pela lista.

Jane Maciel

3 comentários:

Carolina Graça Mello disse...

gostei :)

zema ribeiro disse...

tu saca o disco de lenine e suzano "olho de peixe"? é muito, muito bom. abração!

Perla M Berwanger disse...

Bom saber que temos grupos de estudo em fotografia em são Luis.Adorei a surpresa. Quero participar.. abraço